Maria Radiante

Coisas que me irritam

4 comentários

Não, não estão a ver mal, sou mesmo euzinha da silva. Ando a dar em louca com umas coisas que passo a vida a ouvir e tinha mesmo de as pôr por aqui, o que não significa, que amanhã cá esteja outra vez.

Não tenho tido pachorra para escrever e quem gosta de escrever como eu, sabe que nem sempre é possível fazê-lo, por isso, a menos que me comecem a pagar para o fazer, escrever no blog não é emprego.

Posto isto, tenho muitas novidades que vão ficar para outro dia. Ihihih. Não conto!

Ora aqui vai a verdadeira razão do post. Mas há alguém em Portugal (tirando eu!) que saiba ler a palavra “râguebi”? Ó senhores!

Passo a explicar: o desporto inglês chama-se “rugby”. Até aqui tudo bem, mas na realidade nós somos um povo super inteligente e arranjamos maneira de escrever em português o som da palavra em inglês. Sim! “Rugby” e “râguebi” lêem-se exatamente da mesma maneira! Tal como “football” e “futebol”, tal como “basketball” e “basquetebol”, tal e qual! Somos pessoas inteligentes! Mas depois algum iluminado pensou “Ah e tal a palavra “râguebi” deve ser estrangeira porque eu sou burro e não a conheço, mas como sou mais esperto que os outros, sei que a letra “a” em inglês se lê “ei” e eu, vou ler isto de maneira inglesa…” Claro que o facto de estar lá um acento circunflexo não lhe levantou qualquer suspeita de que a palavra não seria inglesa, conheço muito adulto que depois de, pelo menos 7 anos de inglês, continuam sem dar conta que a dita língua não tem acentos e claro, nem vou mencionar todos aqueles para quem a língua portuguesa também não tem acentos…

Alguém aqui lê a palavra “câmara” como se fosse “queimara”? Ou a palavra “tâmara” como se fosse “teimara”? Não, claro! Levavam logo baile! Então porque raio não desligam os rádios e as televisões infestadas de gente que supostamente deveriam ser exemplos da língua portuguesa, mas que se descuidam e lêem “râguebi” como se fosse “reiguebi”?

E pronto, passemos ao número dois na minha ordem de assuntos.

Eu sei que muitos de nós preferiam ter nascido espanhóis e também sei o jeito que dava que toda a Península fosse Espanha, mas não é assim, lamento. Aqui ainda somos portugueses e ainda vamos falando português… a QUARTA língua mais falada no mundo, e não, não tenho vergonha que a maioria dos que falam português não sejam portugueses! É deixarmos de lado esse orgulho ferido que já está completamente fora de moda, preocupem-se com os senhores que nos roubam dinheiro, emprego e oportunidades todos os dias, isso sim é problemático, mas adiante. Aqui não se fala espanhol. Então, gostava de saber por que motivo toda a gente diz ” X é parecido ao Y” é “com”, minha gente, é “com”!!! “X é parecido COM Y”!!! Coisa difícil, bolas!

E mais, a culpa é sempre dos mesmos, dos média! Sim “média” com acento no “e” porque é um “e” aberto! Fantástico, sabem porquê? Porque esta palavra não é inglesa. Nop. É latina, minha gente, LATINA! “Midia” é para quem não sabe, a partir de agora, vocês sabem, já não têm desculpa. É “média”! E já que estamos numa de latim, olhem lá para o teclado da vossa máquina. Sabem aquela tecla onde está escrito “delete”? Pois, também não é inglês… É latim e em inglês eles podem dizer como quiserem adaptando à sua pronúncia, nós é que não temos desculpa, “delete”, do verbo “deleo, deles, delere, deleui, deletum” significa destruir (está no imperativo, se quisermos ser específicos, mas acho que basta) e lê-se, pasmem-se, “délété” e não “dilit”. Mas pronto, já sei que é pedir demais com o “delete”, mas com as outras, tentem, pelo menos!

E pronto, era só isto, feliz natal!

4 thoughts on “Coisas que me irritam

  1. Wow…. um post 🙂

    beijinho

    Gostar

  2. O délété ainda vá que não vá, agora o râguebi é que não consigo mesmo dizer, aquele r trama-me os planos. xD
    Feliz Natal! ^^
    Sorrisos,
    Alexandra 🙂

    The Sweetest Life

    Gostar

Sejam radiantes! Façam um comentário!

