Maria Radiante

Professores

8 comentários

Hoje  é um dia chato (para não dizer outra coisa). Saíram as listas dos professores contratados e o país acabou de ficar mais pobre em cerca de cinco mil pessoas (em relação ao ano passado) que dão o litro para que os alunos portugueses (e não só!!!) possam ser os melhores. Sei que os professores são escumalha para muitos, fruto das ideias que quem manda (com a ajuda dos média) impõe neste cantinho retrógrado. Mas apresento-vos um desafio: perguntem aos putos vossos conhecidos o que realmente acham dos professores; vão ficar admirados quando se aperceberem que até os mais rebeldes têm boas palavras para falar do seu professor favorito. Não posso deixar de estar triste por ver que aquilo que digo há anos tornar-se-á uma realidade a curto prazo: Governar ignorantes é muito mais fácil do que governar gente inteligente, que pensa nas coisas e que, imagine-se, até tem espírito crítico. E sem professores, nem o Relvas se safava, quanto mais o enorme número de alunos que não tem possibilidades económicas para pagar um ensino  privado. Sem professores, lamento, mas a coisa fica preta. Precisamos dos médicos para nos conservarem a saúde e dos professores para nos espicaçarem a mente.

Achei que precisava de o dizer.

Um obrigada a todos os que têm a vocação de ensinar, pelo menos, por tudo o que me ensinaram a mim e que ultrapassou sempre os limites do obrigatório.

8 thoughts on “Professores

  1. Muito bem dito E nos dias que correm, com os pais a terem cada vez menos tempo para os filhos, o papel dos professores devia ser cada vez mais respeitado e acarinhado, mas, obviamente, acontece o oposto.
    Muito mais haveria a dizer sobre este tema, mas sinceramente, estou cansada. Começo a ficar muito cansada deste país.

    Gostar

  2. ficou colocada?
    bjs*
    adoro o seu blog!!

    Gostar

  3. Com tantos bons professores desempregados, deparo-me com a indesculpável situação do meu filho iniciar a pré-escola sem professora.

    Este país revolta-me.

    Gostar

    • Infelizmente, é mesmo de propósito 😦 . Garanto que não faltam professores (tenho uma prima, excelente professora do pré-escolar que emigrou há um ano, certamente adoraria poder ter essa vaga cá).

      Gostar

      • Eu acho mesmo inadmissível.
        Ainda por cima, tendo em conta que queriam ficar com a educadora que lá estava anteriormente, e lhes foi negado poderiam ter tido a decência de colocar alguém no seu lugar.

        Também me revolta imenso ver professores a lecionar sem um pingo de vocação quando existem tantos professores apaixonados por aquilo que fazem desempregados.
        Tive uma professora que uma altura em que pedimos para sair 5 min mais cedo nos deu a seguinte resposta “vocês não gostam de estar aqui pois eu também não”. Era o tipo de professora que lia o livro, pouquissimo exigente com ela e connosco…aquele tipo de pessoa com quem desperdiçamos 1 ano de Geografia…

        E isto entristece-me profundamente pois eu acredito que um mau professor pode desestabilizar imenso um aluno, enquanto que um bom professor ajuda imenso um aluno (para mim bom professor é aquele gênero – exigente, justo, imparcial, comunicativo). E entristece-me porque me deparei com muitas situações em que excelentes profissionais foram substituídos por pessoas que não tinham vocação para ensinar. (Não retiro a responsabilidade do sucesso escolar dos alunos – mas acredito que um bom/mau professor faz toda a diferença)

        E, agora, deparo-me na entrada do meu filho para esse meio e receio que ele possa sofrer devido ao sistema que não muda, pelo menos para melhor e, enquanto mãe preocupada, vejo situações de tão bons profissionais a terem que encontrar alternativas e vendo outros, tão maus com tantas possibilidades…

        Gostar

        • mas é mesmo propositado, até porque se o professor só for colocado depois do dia 8 já só vai receber ordenado a partir desse dia, mas só dia 23 de outubro, ou seja, é da maneira que este mês fazem as contas a esse dinheiro no bolso deles e não no dos professores. há bons e maus professores como em todas as profissões, mas é verdade, um bom professor pode não tornar um aluno mais inteligente, mas pode motivá-lo a ser o melhor aluno possível.

          Gostar

Sejam radiantes! Façam um comentário!

