Maria Radiante

Coisa irritante 500 mil

Deixe um comentário

Só para que conste, quem me segue, sabe que eu já uso o novo acordo desde setembro ou outubro e como tal, este post nem devia vir aqui parar porque não vai trazer nada de novo, mas acho que tem de ser.

De cada vez que ouço alguém reclamar do acordo ortográfico eu já reviro os olhos. Está bem, foi-nos imposto. Está bem que como estava era um pouco mais correto de acordo com a perspetiva de muitos. Está bem que se houvesse referendo não havia acordo nenhum. E também está bem se o decidirem retirar de novo. Por mim está tudo bem. Não o queria, mas informei-me sobre as regras e a coisa nem é nada grave.

O grande problema do acordo não é o acordo. O problema do acordo são todas as pessoas desinteressadas e desinformadas que não deveriam ter direito a opinião. Quando desconheço um determinado assunto desculpo-me dizendo que não tenho conhecimento sobre o tema e como tal não posso formar uma opinião com base no que ouvi no café vindo de um idiota qualquer.

O grande problema é o raio do exemplo favorito destas pessoas. O problema é quando começam por dizer “Eu não concordo porque agora não sabemos quando se escreve sobre o fato acontecimento e o fato de vestir!”. E é nesse preciso momento em que me salta a tampa. “Meus senhores, foram eliminadas as consoantes mudas, ora, na palavra “facto”, o raio do “c” não é mudo, é bem sonoro!” é o que me apetece dizer na maior parte das vezes, mas opto (e atenção “oPto” e não oto!) por ficar sossegadinha no meu canto e corrijo e/ou ensino o correto quando me estiverem a pagar para o fazer, caso contrário, sorrio e aceno que não… ninguém me entende, mas também não é preciso…

Juro que isto me tira do sério. É que ainda para mais é sempre com a mesma porcaria de exemplo, ainda podiam usar o “raPtar” ou o “oPtar” ou o “adotar” ou o ” ação”, mas não, sempre arroz, sempre arroz… já enche!

Sejam radiantes! Façam um comentário!

