Maria Radiante

Coisas que me irritam profundamente

12 comentários

Eu não gosto de natas. Gosto de chantili e não é sempre. Mas isso passa. Como, se tiver de ser. Não gosto, mas se vou ao McDonalds e peço um sundae, eu sei que vem com gelado de nata e por isso peço sempre com caramelo/morango extra, para comer o topping e deixar a nata. E por isso é que nunca, mas nunca mesmo, peço mcflurry, porque é só nata. Até aqui, tudo bem e normal, como o que quero e o que não quero, não como. O problema é que eu gosto de baunilha e muita gente tende a achar que é tudo a mesma coisa – devem ser os mesmos do molho de salsa -, ou seja, que baunilha e nata é o mesmo sabor.

Gosto de gelados de máquina, daqueles que só há ou perto da praia ou nas festas populares, sabem? Mas opto sempre por outros sabores, porque quando diz baunilha, normalmente o gelado sai branco e nem preciso de provar para saber que aquilo não é baunilha coisa nenhuma e que é nata. Ainda me dei ao trabalho de umas vezes, antes de pedir, de perguntar “Ó senhor, mas a sua baunilha é baunilha ou é nata?” e a resposta, de quase todas as vezes foi: “É baunilha, é igual!” com um sorriso de desdém de quem me acha a maior idiota do mundo por ter perguntado semelhante parvoíce. Normalmente, é nessa altura em que desisto e digo com ar desconsolado “Deixe lá, vou levar um calipo, então…” .

Na verdade apetecia-me ficar ali a fazê-lo perceber que baunilha e nata são coisas diferentes, completamente diferentes, que a nata é de origem animal e que a baunilha, sendo uma vagem é de origem vegetal, apetece-me dizer-lhe que a própria cor do gelado é diferente, porque a vagem e as sementes da baunilha são castanhas e que isso dá o tom amarelado ao gelado ao contrário da nata que é branca como o leite de onde vem. Apetece-me informá-lo que a baunilha é aromática e inconfundível e que em lado nenhum sabe ao mesmo que a nata e que para além de serem completamente diferentes, para mim, fazem mesmo toda a diferença, porque eu não gosto de natas.

Há um sítio onde peço gelados de máquina sem as perguntas que para mim são idiotas – mas que mesmo depois de as fazer, as dúvidas permanecem, logo, são perguntas pertinentes -, é ao pé da anémona em Matosinhos, na barraca que tem três portadas seguidas, na última, há gelado de máquina de baunilha.

Post Scriptum: Hoje, num dos pontos de venda da Olá, uma menina disse-me que o sundae deles era de baunilha que era nata… tudo igual, portanto. Mais uma na minha lista…

12 thoughts on “Coisas que me irritam profundamente

  1. vade retro… ha gente muita burra… eu gostar gostar,gosto de chocolate,baunilha e nata tb marcham,mas o eleito é quase sempre o xicolate 😛 eu se fosse a ti fincava o pé… mas qué isto? 😛 tb ja me aconteceu comer baunilha muiiiiiito deslambida 😛 (e tb nao gosto de natas… os do macdonalds marcham,mas fico-me por aí nas natas… )

    Gostar

  2. São diferentes sim…
    eu sou o oposto… Amo Nata e detesto baunilha 🙂

    Gostar

  3. Também não percebo essa gente, será que não têm paladar? É que é diferente o gelado de nata do de baunilha. Eu gosto dos dois, e sempre soube que não são a mesma coisa!
    Os vendedores deveriam estar mais bem informados, enfim!
    A não ser que o gelado de baunilha seja feito com natas, e as pessoas julguem ser a mesma coisa, mas não é, o de baunilha é amarelado e o de nata é branco, e o sabor é completamente diferente!
    Beijinhos!

    Gostar

  4. O Drama natas vs baunilha. Adorei. Se já é assim imaginem se não tivessem cores diferentes…

    Gostar

Sejam radiantes! Façam um comentário!

