Maria Radiante

Quando eu era (ainda mais) pequenina

3 comentários

Sim, houve uma altura da minha vida em que eu conseguia ser ainda mais pequenina do que o que sou hoje em dia (tenho uns fantásticos 153 centímetros) e nessa altura eu achava que comer era um aborrecimento – entretanto não cresci muito, mas passei a achar que comer coisas que eu goste até é muito fixe!!!

Os meus pais deviam rezar a todos os santinhos quando viam a hora da refeição a aproximar-se, a minha mãe conta que se passavam duas e três horas para me darem uma garfada de arroz. É lógico que isto não devia ser saudável e decidiram levar-me ao médico. Diz o senhor do alto da sua sabedoria: “Não lhe dê nada, vai ver que ela há de pedir quando tiver fome!”. Três dias depois a minha mãe desistiu, apertou-me o nariz e enfiou-me a comida pela boca abaixo.

A única coisa de que me lembro relacionada com comida na minha infância mais tenra era de quando ia com a minha mãe e com a minha tia e com a minha prima passear para a Baixa e lembro-me de a minha mãe me sentar no balcão da casa das luvas e lembro-me de pedir à minha mãe para me segurar no meu rissol – que hoje sei, sem sombra de dúvida, que era da Império – para eu experimentar umas luvas lindinhas de renda brancas. Isto é verdade mamã da Maria? Ou estou para aqui a inventar memórias?

Nove anos depois da minha chegada, veio a minha mana que comia tudo o que lhe aparecesse e que não podia ver ninguém comer que pedia de imediato, nem que essa pessoa fosse um desconhecido qualquer no autocarro. Vi o meu problema camuflado, porque, em boa verdade, eu deixava que ela comesse a minha comida de propósito, assim ninguém reparava – achava eu!!! – que não era eu que comia.

A Vovó Cinda e o Vovô Ernesto, que tomavam conta de nós, bem inventavam mil e uma maneiras para eu comer, mas a única coisa que resultou comigo foi molhar a broa no azeite das batatas cozidas, algo que ainda hoje adoro. Comia cozidos quase todos os dias e detestava, mas deixavam-me fazer o truque da broa e lá conseguiam que eu comesse.

E hoje a Maria fica por aqui.

Haja broa e azeite e sempre me lembrarei do Vovô e da Vovó.

3 thoughts on “Quando eu era (ainda mais) pequenina

  1. e verdade querida como tu te lembras de tudo quando eras pequenina e que agora tambem nao es grande mas es uma grande filha e uma grande mulher es o meu doce tu e a tua mana e tambem agradeco aqueles dois anjos que nos apareceram nas nossas vidas que tomaram conta de voces e vos amaram enquanto eu ia trabalhar para o vovo ernesto e a vovo cinda onde quer que eles estejam muito obrigado jamais os esquecerei bem haja muitos anjos como os vovos amo te todos os dias querida

    Gostar

Sejam radiantes! Façam um comentário!

