Maria Radiante

Uma aventura…

Deixe um comentário

Lembram-se da coleção de livros escrita por uma senhora que entretanto decidiu brincar de ministra de educação? Sim, decidiu brincar, porque uma pessoa que assina documentos legais em diário da república com um nome falso só pode estar a brincar e não deve ser levada muito a sério. Era o mesmo que eu ir para o emprego e assinar Maria Radiante, que não é o meu nome, mas eu assino o que escrevo assim e como tal isso dá-me o direito de assinar documentos legais com um pseudónimo… ou não… mas adiante. Lembram-se? Eu lembro-me e desde já vos digo que devia ser uma premonição, porque já em miúda eu não suportava a senhora, porque achava os seus livros deprimentes… era já a achar que mais tarde a senhora ia pôr todo o sistema educativo numa depressão ainda maior do que a que já estava… lembro-me de me terem oferecido um livro da coleção e de ter olhado de lado enquanto não conseguia disfarçar a minha cara de desilusão com a bela da prenda que foi dada com boa intenção, mas que para mim foi pior que uma facada no coração. Eu sonhava com as prateleiras de livros da casa dos meus avós onde brotavam Fernando Pessoa, Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Almeida Garrett e tantos outros igualmente fabulosos. Com doze anos li o Amor de Perdição e perdi-me na literatura, nesse mesmo ano, a minha professora de português estava a dar-nos sermão, incitava-nos a ler livros “Uma Aventura” e uma vez mais lancei o olhar. Ela percebeu, não me conhecia e perguntou-me se eu não gostava de ler. Disse-lhe que sim, que adorava ler e que por isso não suportava aqueles livros que achava irritantes, disse-lhe o que lia e o que queria ler e não tornou a insistir comigo. Hoje dou comigo sem livros para ler… quem me mandou ler os clássicos todos quando era miúda? Acho que vou recomeçar porque quando não se lê traduções e se adora mesmo a literatura portuguesa, se calhar é melhor começar outra vez e, quem sabe, entender o que não entendi quando tinha doze anos.

Sejam radiantes! Façam um comentário!

