Maria Radiante

Pessoas que precisam de falar…

2 comentários

Há pessoas assim. Eu conheço umas quantas pessoas que precisam de passar para palavras aquilo que lhes vai na alma. Há quem aborreça as pessoas mais chegadas, há quem escreva (em blogs, por exemplo), há quem fale com pessoas na rua e há mesmo quem fale sozinho…

Apesar de me considerar uma pessoa (mais ou menos) sã, sou fã de todas estas formas de relato (aborreço os mais chegados, escrevo, falo com pessoas na rua e falo sozinha)… por isso, não é de admirar que eu própria funcione como iman de pessoas que, tal como eu, também gostam de falar, não olhando a quem…

Nunca deram conta que, volta e meia, no meio de uma conversa de circunstância acabam por ter conversas bastante interessantes, com pessoas que nunca viram antes e que nunca mais irão ver?

No outro dia, ao visitar o dentista, na sala de espera (é sempre na sala de espera), um senhor que já contava umas valentes primaveras acabou por partilhar comigo e com o marido (que me estava a fazer companhia) que quando era novo, havia barbeiros que faziam as vezes dos dentistas… claro que a ideia me horrorizou, mas isto leva-me a pensar sobre o quanto o mundo mudou e que diferentes realidades coexistem por estas mesmas alturas: aquilo que já foi, aquilo que é e o início daquilo que virá a ser…

Chegamos a alturas dos nossos caminhos em que precisamos de refletir não só sobre as nossas vidas, mas precisamos de fazer um balanço e tentar avaliar até que ponto não seremos mais um fio na tecitura vital. Felizmente, nunca precisei de recorrer a um barbeiro para tirar um dente, mas o facto de eu coexistir no mesmo período espacial com uma pessoa que o fez, leva-me a achar que tenho uma vida muito mais cómoda.

É pá, acho que me apercebi que o mundo gira mesmo à volta do sol e não à minha volta, apesar de o ter estudado na escola, e apesar de o ter como uma verdade incontestável, ainda não me tinha apercebido disso. É como o meu pai ter olhos azuis toda a vida e só já crescidas, eu e a mana, reparamos que estes eram mesmo azuis…

Na próxima vez que alguém quiser conversar numa sala de espera (desde que não esteja a morrer com pressa) vou ouvir, posso vir a descobrir todo um mundo de coisas que desconheço. Quem não quer conhecer mais do que a sua própria bolha?

Ainda bem que eu própria gosto de falar…

2 thoughts on “Pessoas que precisam de falar…

  1. as vezes e bom ouvir os mais velhos porque aprendemos coisas e ficamos a saber como era a vida deles antigamente que nao era nada facil mas por o caminho que estes governantes nos estao a levar qualquer dia vamos ter que ir ao barbeiro tratar os dentes ou ao sapateiro tratar da memoria e das depressoes em fim e como vivemos no seculo 21 com um bando de passaros que e para nao dizer coisas piores bjs amo te todos os dias

    Gostar

  2. deixa lá, tudo se resolve, nem que seja no barbeiro! 🙂

    Gostar

Sejam radiantes! Façam um comentário!

