Maria Radiante

Estragando boa música

6 comentários

Alguém me explica qual é exatamente o objetivo de fazer covers ou versões de uma música cujo original é fabuloso? Compreendo quando se pega numa musiquinha foleira e se tenta transformá-la em coisas boas, agora quando se pega numa música por si só  já fantástica, as probabilidades de a coisa ficar menos boa são muitas, logo, deveriam era ficar em casa bem fechadinhos antes de a coisa correr mal.

Ponto  número um: sou uma não-fã assumida dos U2, mas admito que são verdadeiros fazedores de hits e que são uma mega banda. Aliás, mesmo sendo não-fã, há duas ou três músicas de que até gosto muito. Uma delas é a “One” (já sei, é um cliché, é muito batida, é a mais comercial e blá blá blá… já sei isso tudo, mas gosto na mesma) e não é que o idiota do vocalista (o senhor da Boa Voz, a.k.a. Bono Vox – os brilharetes que se fazem quando se estudou latim, 🙂 ) se lembrou ele mesmo de fazer uma versão da sua própria música que já era fabulosa? Pior, convidou a senhora Maria Jota (a.k.a. Mary J. Blige) para fazer par com ele na desgraceira… Que medo! Mal ela começa o muro das lamentações nos primeiros segundos da música eu já sei que em vez de pôr mais alto, tenho de mudar de estação de rádio porque os próximos minutos serão de tortura auditiva…

Também com o senhor Bono Vox pelo meio (porque ele faz boas músicas, logo é inevitável), hoje ouvi uma versão da música “Where the streets have no name” musicada pelos senhores Trinta Segundos Para Chegar A Marte (30 seconds to Mars) e aquilo até pode não ser mau, o.k., mas não é bom sequer, e o original é fabuloso… Mais valia terem ficado caladinhos durante três minutos que fariam melhor figura, com todo o respeito que tenho ao senhor Jared Leto, até porque era um dos meus atores favoritos de quando era miúda (entretanto cresci e o senhor também, mas regrediu na imagem para poder agradar às pitinhas de 13 anos que fazem fotos com bico de pato e que dizem “amo-te, meu meio melhor amigo para sempre!”), mas acho que se é para fazer boa figura, há que se ser muito bom no que se faz e nesta música (que não é destes senhores, mas sim dos U2) há quem seja melhor.

Outro caso flagrante é o da senhora Leoa Luís (a.k.a. Leona Lewis) que roubou a música “Run” aos Patrulha da Neve (a.k.a. Snow Patrol) e que a transformou numa porcariazita que nem piada tem, roubou-os de tal maneira que a maioria das pessoas que conhece a música desconhece que a música não pertence à senhora Leoa…

Acho muito mau ser-se prepotente ao ponto de se achar que se vai conseguir superar os limites do fabuloso… era pensar só um bocadinho… mas, o.k., concordo, de cada vez que alguém decide cantar uma música fabulosa ao vivo vai ter um coro fabuloso também, mesmo que a versão seja menos boa e não-original. No fundo vivemos de aplausos…

Anúncios

6 thoughts on “Estragando boa música

  1. infelizmente o mundo está manipulado para que, no geral, o que é consumido mais fácilmente, seja mais consumido. quero com isto dizer, que as pessoas adquirem o hábito de ver/ouvir/ler o que é fácil, o que não dá trabalho.. logo, fazer uma cover (que em principio toda a gente conhece a letra e o cantor ladrao) é o que faz mais dinheiro, e é isso que ‘eles’ querem, porque vai ser consumindo brutalmente.
    para alem de odiar de morte todos os que nomeaste acima, nao censuro esses e outros supostos artistas, porque no fundo eles são é finos e estão a aproveitar a oportunidade de ganhar dinheiro – quando lhos é oferecido, sendo esses mesmos manipulados pelos agentes e etcs… censuro a sociedade em si que não tem jeito de ver com os seus próprios olhos esta realidade.

    Gostar

  2. enganei-me é “o que é absorvido mais facilmente, seja mais consumido”

    Gostar

Sejam radiantes! Façam um comentário!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s