Maria Radiante

Espaço pessoal

8 comentários

Sou uma pessoa com mau feitio. Gosto das minhas coisas, à minha maneira. Dito isto, o meu espaço é isso mesmo, é o meu espaço.

Já sentiram que há pessoas que quando falam connosco se aproximam demaisiado e temos necessidade de recuar porque estão em cima do nosso espaço? É isso que eu sinto – digam lá que não sou a única, por favor! – e que detesto. Nunca gostei que invadissem os meus espaços e tento nunca invadir os espaços dos outros e a sério que isto é uma coisa que me deixa até com o coração a bater acelerado quando não consigo controlar a situação.

Preciso de cerca de uns cinquenta centímetros a toda a volta de mim para não me sentir agoniada e quem diz que preciso desse espaço pessoal para mim, também diz que preciso para os acrescentos de mim como o carro. Quando vou à boleia e o condutor avança mais do que aquilo que eu acho bem em direção ao carro da frente, só me apetece fugir dali, claro que travo a fundo com o pé direito e meto a embraiagem até ao fim (não adiantando de nada, porque o lugar do pendura só tem pedais nos carros das escolas de condução) com o pé esquerdo, mas fico enervada, arreliada e muito chateada. Lá está, não está conduzido à minha maneira, logo é o mesmo que não estar bem!

Não tenho culpa, fico ansiosa e mal disposta e recuo muitas vezes quando falo com algumas pessoas. Quando me invadem o espaço dá-me ouras e sinto que há algo de errado. Na verdade, não é que essas pessoas não tenham o mesmo sentido de espaço pessoal que eu, apenas o delas é mais pequenino que o meu. Toda a gente tem os seus limites bem definidos eles são é diferentes de pessoa para pessoa. Nunca notaram isto? Nunca tiveram de recuar? Nunca se perguntaram o porquê de certa pessoa estar sempre a andar para trás quando fala com determinadas pessoas? Eu arranjei um mecanismo de defesa: faço de conta que vou buscar algo ou deixo cair alguma coisa de propósito, assim tenho sempre uma desculpa para não regressar ao lugar de origem e quando estou em pé, passar a carteira para a frente também ajuda a marcar o espaço (se bem que eu ando sempre com a carteira para a frente, tenho medo de ser assaltada) e não é tão óbvio. No entanto, para dizer a verdade, nunca disse a alguém que precisava de manter mais algum espaço livre, porque tenho sempre medo de ser mal interpretada e de a pessoa do outro lado achar que estou a insultá-la por se chegar mais do que o que deve… acho que só mesmo quem precisa do espaço compreenderá e quem não precisa do espaço não o mantém livre…

Tenho dito, sou uma rapariga de mau feitio…

8 thoughts on “Espaço pessoal

  1. Não és a única… eu recuo quando falam em cima de mim… quanto mais avançam mais eu recuo…tirando em certos casos, como por exemplo numa demonstração que fui semana passada no dolce vita da Antas… tooooooooda a gente a chegar-se (naquela de cheguei tarde, mas quero ver, por isso empurro-te até tu me dares espaço pra eu passar pra tua frente….) e eu não saí do sítio… Finquei corpo e cotovelos e já está 😛 azarito… Se há situações que recuo, outras há que não cedo nem um milímetro que seja 😛

    Gostar

  2. Sim, nessas situações também faço uso dos cotovelos (ihihih), mas isso aí já é questão de dizer “o lugar é meu, põe-te a monte!”, já fiquei mais contente, pensei que isto de precisar de um bocadinho mais de espaço fosse paranóia minha e que já estivesse a precisar de umas consultazinhas para me tratar.

    Gostar

  3. sinto isso quase todos os dias, principalmente aqui no meu trabalho. preciso mesmo muito da minha bolha de segurança como se costuma dizer, e nao gosto mesmo nada que a passem.

    Gostar

  4. sim minha filhinha querida eu tambem tenho essa paranoia nao es so tu destesto que falem em cima de mim com aqueles maus cheiros da boca e falar tao perto parece que fico sem ar preciso de espaco e muito entao nesta faze da vida e que eu preciso tudo que seja invadir espaco me irrita ihihih amo te todos os dias bjs

    Gostar

  5. Sim é verdade não és a única, eu também gosto de espaco, e quando conduzo também deixo espaco para o carro da frente.Beijos.

    Gostar

Sejam radiantes! Façam um comentário!

