Maria Radiante

O Tintin não falava francês?

Deixe um comentário

Aqui há uns tempos vi o trailer deste filme e dei conta que este Tintin fala em inglês… Mas ele não falava francês? Eu lembro-me de “Les aventures de Tintin” não me lembro de existirem “The adventures of Tintin”…

E isto tem sido recorrente no cinema (basta ver, por exemplo, o filme “300” que foi passado na América, perdão, Grécia, enganei-me). Está certo que grande parte do cinema vem da América, mas também não é preciso exagerar. Aliás, eu diria até que, a ser uma coisa bem feita na língua original, ninguém repara que é falado noutra língua que não seja o nosso habitual inglês.

Vou dar um exemplo (extremo, mas é um exemplo): o senhor Mel Gibson fez um filme chamado “A paixão de Cristo” (que me deixa incomodada, por causa das ideias do senhor Gibson que deve ser um bocadinho sado-masoquista a avaliar pelo estilo de todos os filmes que realizou) que é em latim e em hebraico e ninguém nota, porque, apesar de eu não ter gostado, admito que é um filme tão envolvente que não deixa espaço para se pensar na língua em que se ouve falar no filme…

Logo, o Tintin tinha de ser em francês. Porque o Tintim é belga e o francês é a língua dele. Aliás, eu não pretendo ir ver o filme, mas, se algum dia o fizer, vou querer ver a versão em francês e não a original. Porque os desenhos animados do Tintin eram em francês. Duh!

Eu até gosto dos Estados Unidos, até sou fã de muitos dos filmes feitos em Hollywood, gosto de muita da música que lá é feita, mas pôr o Tintin a falar em inglês é assassiná-lo. Não há pachorra!!! Mas até digo mais, como é uma animação, até aposto que em Portugal só se encontra a versão portuguesa, não? Vou espreitar à Lusomundo e já volto.

(…)

Comprova-se. A versão original legendada existe num cinema ou pouco mais do que isso…

Cá no nosso retângulo o Tintin é português… coitado, não sabe que isso, sim, é uma verdadeira aventura!!! “Tintin, uma aventura num país perdido…” ou “Tintin e o mito de D. Sebastião”. Dá que pensar não?

tintin

Sejam radiantes! Façam um comentário!

