Maria Radiante

Os velhinhos escudos

6 comentários

Não vou falar da crise. Prometi que este seria um site radiante e mantenho a minha promessa, mas tenho mesmo de partilhar o que me aconteceu hoje.

Domingo é dia de pôr gasolina para a semana e normalmente faço-o numa bomba de gasolina do continente, porque é mais barato – normalmente -, nunca vou a galps e bps e repsols porque não gosto que me cobrem gasolina a preços de bradar aos céus. Ora, hoje, lá fomos à bomba, sem olhar para nada, porque é o habito e no final quando nos deram a conta, esta vinha acompanhada de um talão de desconto para usar em compras no continente. Pensei cá para mim: “Pensei que estes talões só apareciam nas bombas galp, mas tudo bem, agradeço que também os passem a distribuir nas bombas do próprio continente, faz sentido…”. Imediatamente depois vejo o valor do desconto e qual não é o meu espanto quando vejo algo que já não via há dez anos!!! O valor do desconto em escudos! Fiquei completamente abismada e sem saber o que pensar sequer! Mas o que é isto? A nossa moeda não é o euro, ponto final? O momento da nossa história em que tínhamos talões com ambas as moedas foi a altura em que fizemos a transição e depois acabou-se. E ainda me permiti perguntar a mim própria: “Mas que raio! O que será que o pessoal do continente sabe que nós não sabemos? Estamos novamente em período de transição?” Logo de seguida permiti-me outra pergunta, pois ao ir embora reparei num símbolo novo: “Mas que raio? Na semana passada isto era marca continente e hoje é marca galp???” Pois, passou a ser… e a pergunta teve de ser reformulada: “Mas que raio é que o pessoal da galp sabe que nós não sabemos?” Escusado será dizer que nunca mais lá vou!!!

Se eu tenho saudades dos escudos? Não e sim. Não, porque o euro é uma moeda forte e que facilita as trocas comerciais do nosso país. Sim, porque apesar de não tomar café, em escudos este custava 60 escudos e em euros passou a custar 0,60 cêntimos o que significa que um café em pouco mais de um ano de euro passou a custar o dobro e isso aconteceu com tudo o resto…

Às vezes dá-me a nostalgia dos escudos e vou até à gaveta das memórias no armário do quarto dos meus pais e visito as minhas moedas de um escudo e de dois e quinhentos que nunca troquei porque já as colecionava muito antes de saber do euro. Sou capaz de ter uns mil paus – cinco euritos – em moedas de um escudo e na altura em que eu era adolescente, mil paus dava para ir ao cinema, comer mcdonalds, duas senhas de autocarro para ir e vir e tudo isto vezes dois, porque dava para fazer este programa duas vezes. Mil paus era muito dinheiro e hoje em dia, cinco euros não dá nem para mandar cantar um cego. Aliás, se não fosse o cartão zon não dava nem para um bilhete de cinema que custa cinco euros e cinquenta cêntimos!!!

Se seria bom o escudo voltar? Há quem diga que sim, há quem diga que não, eu digo que fui apanhada de surpresa pelo talão de desconto e ainda nem sei o que pensar…

escudos

 

 

6 thoughts on “Os velhinhos escudos

  1. Ontem também ia abastecer à mesma bomba onde tu foste, mas apercebi-me da transformação a tempo de não ser fortemente roubada… segui caminho e fui à do Jumbo.
    Em relação aos escudos, acho que seria mesmo pior a emenda que o soneto, voltar agora atrás… mas nunca se sabe, não é? 😉

    Gostar

  2. credo, a sério? como é possivel andar outra vez os taloes em escudos’ será que vamos ao escudos e esqueceram-se de nos avisar? ou será pura e simplesmente para mostrar tudo o que pagamos a mais????ora bolas…eu em parte até sinto saudade dos escudos, como tu mesma disseste, quando mil escudos dava para fazer tudo e mais alguma coisa e agora cinco euros não dá para nada.

    Gostar

  3. já era previsível a possibilidade de sermos excluídos da UE. é só uma questão de tempo..

    Gostar

Sejam radiantes! Façam um comentário!

