Maria Radiante

Desportos de combate: alguém me explica?

4 comentários

Alguém me explica qual é a piada de ver duas pessoas a espancarem-se? Alguém me explica a filosofia que está subjacente a esta coisa? Não condeno, de todo quem pratica, ou mesmo quem gosta de ver, mas convenhamos, ver duas pessoas a espancarem-se é deprimente. E os comentários que são feitos ao assistir a isto ainda são piores. Desde o mau “Dá-lhe outra!” ao péssimo “Eles vão-se matar” é toda uma variedade imensa de coisas que, para mim, não fazem sentido… Não consigo compreender, de todo. E pior, é que, o público ainda fica contente quando se constata que o adversário do favorito saiu de combate todo pisado, dorido e ensanguentado. Mas que raio de piada é que isto tem?

Faz-me lembrar a escola onde estive do 5º ao 9º ano. Todos os dias havia luta livre, nos intervalos, na escola. E de todas as vezes se juntava uma multidão imensa que tinha funções já muito bem definidas. Havia os que tentavam separar, os que iam ajudar a bater mais, os que ficavam a olhar, os que iam chamar os funcionários e os que achavam aquilo normal e iam conversar para outro lado. Confesso que chamei os funcionários umas quantas vezes e depois chateei-me e passei a ir conversar para outro lado, ao fim de uns anos disto é como ser-se médico e dizer-se a alguém que está doente, passa a ser algo normal e habitual. Ora os que mais me preocupavam eram, sem sombra de dúvida, os que ficavam regalados, todos contentes a ver, que nem o curioso que para com a intenção de ver as vítimas de um acidente no chão. Mas que raio há assim tanto para ver? Na sua maioria eram rapazes, mas também havia as miúdas que lá ficavam. E eu juro que não percebo. Nadinha! Mesmo nada! É que as pessoas, quando lutam, podem magoar-se, mesmo que seja num combate com regras. Já pensaram nos danos físicos – para não falar dos psicológicos que esses ficam para outro dia – que estas pessoas (miúdos da escola ou atletas) podem sofrer? Não acham que isso pode, literalmente, tirar a vida a alguém? E como é que se acha piada a isso? Não percebo. E mesmo que me tentem explicar como se eu fosse muito ignorante, vou continuar sem perceber. Porque não quero. Acho que não é radiante, não vai ao encontro dos meus gostos, nem que os lutadores usem calções com brilhantes. Não gosto… dos combates, claro, os brilhantes, esses (seja onde for) são sempre bem vindos!

4 thoughts on “Desportos de combate: alguém me explica?

  1. Gostei, eu também detesto violencia.Beijos.

    Gostar

  2. ora la vem outro assunto ao encontro das nossas conversas de domingo :)… violência. os homens (mas tambem algumas mulheres) adoram violência e resolvem tudo desta forma. Hoje em dia já tento evitar cenas de violência, já somos todos adultos e nao tem graça nenhuma ver dois seres a espancarem-se muitas vezes sem motivo forte. quanto a desportos de violência, acho que muitas pessoas vêm esses desportos como sinal de virilidade. contudo, tanto o teu marido como o meu gostam ihihi e respeito mas nao GOSTO nada. o desporto devia ser encarado como algo positivo, que faz bem ao corpo e à mente. Alguém me explica por exemplo onde acontece isso no boxe??? eles saiem de lá todos pisadinhos, encharcados em sangue….e onde está a piada disso????

    Gostar

Sejam radiantes! Façam um comentário!

