Maria Radiante

Acordo ortográfico

17 comentários

Hoje, para mim, é dia de despedida e é dia de um novo começo. Despedida da ortografia que usei até hoje e o começo da nova ortografia que usarei a partir de agora. Devo fazê-lo, por obrigações morais, porque se foi aprovado este acordo e se já está em vigor em todo o lado chegou a minha vez também. Aliás, o acordo já é de 1990!!! Hello, não tarda e também este já estará desatualizado!

Como já vos disse aqui, não gosto de despedidas, irritam-me e deixam-me mal disposta, mas algum dia teria de ser. E foi, foi hoje. Pensemos pela positiva, os alunos de Portugal vão passar a escrever melhor – como diz o povo -, sem saber ler nem escrever, e em cinco minutos! Vão ver que vai correr bem. Eu é que tinha de vos vir cá avisar que as minhas consoantes mudas vão cair, se não, ainda achavam que eu é que andava por aí aos tombos e a perder qualidades.

Ora a parte das despedidas já passou, aqui vai o novo começo: nem tudo no novo acordo ortográfico é mau, as coisas que não faziam sentido acabam por desaparecer. Claro que teremos sempre a opção e vamos continuar a optar mas já não poderemos adotar nem recorrer à adoção. Vai ser bom, pode ser que agora também queiram fazer negócios connosco uma vez que já temos acordo! Bem precisamos de novos negócios. Venham eles e uma economia nova para a mesa seis, por favor! Ihihih.

Hoje deu-me para isto, achei que tinha de deitar coisas velhas para trás das costas e a minha ortografia era velha, ora se era velha é deitá-la fora e adquirir uma nova.

Viram, em mais de 250 palavras só três estão diferentes. Se for assim sempre, será fácil de assimilar e de perceber que afinal não muda tanto assim na nova grafia.

Pode ser que amanhã escreva algo mais interessante- utilizando o novo acordo que adquiri hoje, está novinho em folha! -, este era um comunicado que eu tinha de fazer. Amanhã prometo voltar à normalidade, sabem como é, ainda não recuperei das minhas vistinhas de ter passado tantas horinhas a ver a casa dos segredos ontem, e como tal, ainda estou um bocadinho de nada afetada (quarta palavra alterada).

17 thoughts on “Acordo ortográfico

  1. é verdade, lá teremos nós de começar a escrever com o novo acordo ortográfico que já esta em vigor há algum tempo e eu ainda uso o antigo. tenho mesmo de começar a utilizá-lo senao corro o risco de ensinar mal o daniel ihih, ou pior, ele aprender direito na escola e ainda me dizer que eu é que nao sei escrever.

    Gostar

  2. Não concordo, mas terei de me adaptar até que qualquer dia a língua deixe de ser Portuguesa e passe a ser Brasileira.Coisas modernas.

    Gostar

  3. o acordo está aqui à mais tempo que eu, então deveriam-mo ter ensinado na escola. como isso não aconteceu, não vai haver changes na minha escrita.

    Gostar

  4. No país onde vivemos esta sempre tudo a mudar e o povo a que fazer tudo o que eles querem nem que seja para ficar mais burro mas é no país que vivemos tenho dito os autores de livros que os deitem fora e facam outros que é para os jovens puderem comprar atualizados se não andam na escola aprender para burros bjs amo-te todos os dias.

    Gostar

  5. pois é verdade lá terá de ser…e eu detesto mudanças ihihi, tantos anos a estudar que já se escreve automáticamente e agora vou ter de pensar novamento como se escrevem certas palavras…ninguém merece

    Gostar

  6. Incomoda-me o para (de parar)sem acento;
    Incomoda-me a perda dos hifens na conjugação do verbo haver;

    De resto, vai ser uma questão de hábito, efeCCCtivamente (ainda à moda antiga) 🙂

    Gostar

Sejam radiantes! Façam um comentário!

