Maria Radiante

Boa noite

13 comentários

É o que se diz imediatamente antes de tentarmos dormir e, consequentemente, antes, também, de fazer as figuras mais parvas de todos os tempos.

Começo com um clássico na casa dos pais. Eu partilhava quarto com a irmã mais nova e esta senhora, dizia que eu falava durante o sono. Eu??? Ora, quem diria, uma pessoa como eu, tão caladinha que sou e a falar durante o sono! Onde já se viu? Bem, o motivo de risota lá em casa sempre foi o “… e as luzes, bezum…”, ó mana, manifesta-te que tu é que sabes contar esta parte, porque como todos devem saber, eu estava a dormir quando proferi esta célebre expressão.

Mas lá em casa ainda havia pior, mas pai e mãe lêem o blog e depois já não me deixavam ir lá almoçar aos sábados, deserdavam-me! Por isso, pai e mãe nunca falaram durante o sono, nunca riram, nunca, mas nunquinha mesmo os ouvi sequer ressonar…

Mas o mar de figuras tristes continua… e os alunos que adormecem nas aulas? Uma vez, numa aula de Literatura Portuguesa eu estava com tanto sono – tinha quatro horas seguidas desta disciplina a começar às oito e meia da manhã, tenham dó de mim -, mas tanto sono que, quando estava mesmo quase a cair da cadeira, a professora perguntou: “Passa-se alguma coisa? Está bem?” ao que respondi “Estou adoentada, passei mal a noite.” “Mas está com os olhos muito vermelhos.” “Pois, devo ter febre, importa-se que vá à casa-de-banho?” para lavar a cara e acordar, claro! Febre… pois sim…

E as pessoas que adormecem tipo automático, ou seja, carregamos num botão e acabou-se durante oito horas. Eu conheço algumas pessoas assim, a mãe demora cinco minutos a adormecer, a irmã demora dois, o marido demora meio segundo, qualquer coisa  do género “Amo-te muito, boa noite.” não respondi logo, porque estava a fazer não sei o quê no computador, mas não devo ter demorado assim nada de especial, o mesmo que demoraram a ler até aqui. Respondi “Também te amo, dorme bem.” “Fogo, tinhas de me acordar!”… Pode? Isto é mesmo gozar com a cara de quem não consegue adormecer cedo ou depressa. É mesmo fazer inveja aos pobres. Eu também queria ser assim, não é justo, para mim só sobram as figurinhas tristes de falar durante o sono… adormecer depressa que é maravilhoso é que é só para os outros… amuei.

13 thoughts on “Boa noite

  1. Olá fofa. Lembro-me bem de teres contado o “dito” episódio! Como nós nos rimos !
    Que saudades tenho de partilhar esses e outros momentos.
    Jinhos e continua porque, amiga, nasceste para a escrita 😉

    Gostar

  2. Falar durante o sono, eu não sei mas a minha mulher diz que sim e ainda me faz perguntas para vêr se respondo, mas pelos vistos nada, luzes isso já é outro assunto. Beijos.

    Gostar

  3. Não faz mal falares durante o sono eu sou pior , houve uma vez que sonhei que ia-me por em cima da bicicleta e na vida real estava mesmo a por-me em cima!! cai da cama abaixo e quase que dava uma cabeçada na mesinha de cabeçeira . a minha mãe ficou toda aflita . X)

    Gostar

  4. Falar durante a noite acho que nao mas durante o dia lembras-te que me dizias cala-te um bocado uma chega duas sao demais quanto ao adormecer conheces-me bem nem cinco minutos beijinhos amo-te todos os dias mamã

    Gostar

  5. Maria, my dearest friend…

    isto do sono é caricato…cada um tem a sua panca!…o meu hubbie nem demora nem um segundo…é mesmo só o ritual de se voltar para a sua posição de sono preferida e pronto, se o deixassem catorze horas de sono não chegavam..sim o despertador número um toca…depois, o número dois…depois sou eu mesmo – que, em rotina normal, apesar de só ter de me levantar meia hora depois- que o acordo com “olha que tens mesmo de te levantar”. Percebo-te perfeitamente!
    Já eu… sou meia desregulada da tola com o sono…
    por vezes demoro muito a adormecer…tipo, se me for deitar com o objectivo de dormir mais cedo para descansar mais….nunca mais adormeço e por vezes até passo a noite sem dormir…a pensar em tudo! Outras vezes, durante o ano letivo, ando tão cansada que mal começamos o nosso tempo de sofá juntinhos, pimba…de um momento para o outro lá está o Rui a levar-me ao colo para a caminha…já cheguei ao ponto de não me lembrar e nada…nem de adormecer, nem de vestir o pijama, nem de ter ido parar à caminha…e depois achava muito estranho porque num momento era de noite e depois já era de dia…
    bem, ultimamente, ando com o sono desregulado, assim ora me apetece muito dormir de dia (e eu até nem gosto de dormir de dia pois acordo muito maldisposta), ora não me apetece nada, ora acordo cedo para dar explicações, ora acordo mais tarde um pouco…enfim, ando desreguladita…mas deixa-me aproveitar pois daqui a pouco já trabalho o horário todo e será cansativo e depois…entro naquela estranha hibernação que te descrevi…
    somos todos tolos com o sono e fazemos figurinhas muito giras…pois é, eu tenho um marido que me tira fotos quando adormeço no avião, no combóio, enfim…e depois a família ri-se toda com as minhas expressões caricatas! Maria, proíbe já que te tirem fotos quando dormes! acredita…falando pessoalmente, não são de todo os nossos momentos mais fotográficos :O)

    Gostar

  6. vá eu confesso…tambem falo durante a noite…mas segundo o marido, na maioria das vezes nao percebe nada do que digo. mas bem pior do que falar, diz tambem o marido, é o barulho que faço com os dentes, como se os estivesse a trincar. ele diz que isso sim é verdadeiramente irritante. mas tambem ja passei algumas situações caricatas a falar enquanto dormia, como mandar apagar a luz quando ja ta tudo escuro, mandar o marido ao shoping às 5 da manhã, etc…;)
    por isso parece que realmente somos todos um pouco tolos com o sono.
    beijinhos amiga

    Gostar

Sejam radiantes! Façam um comentário!

