Maria Radiante

Aspas desnecessárias

4 comentários

Há muita coisa que me chateia no uso da língua portuguesa, especialmente determinados erros ortográficos ou, pior do que isso, quando não se sabe e se prefere continuar sem saber. Eu não sei tudo. Quando não sei, pergunto.

Mas mais do que isto, há uma coisa que me deixa mesmo fora de mim. São as aspas que não servem para nada. As aspas servem para iniciar e terminar citações, ou para os título de poemas – de poemas!!! – ou para nomear capítulos de um livro, por exemplo. As aspas não servem para as colocarmos em palavras que não temos bem a certeza se significam mesmo o que queremos, nem nos dá autorização para usar linguagem desadequada. A sério, tenho um piripaque de cada vez que as vejo serem utilizadas com o único propósito de desculpar a ignorância.

Mas vamos aos exemplos práticos que eu tanto adoro: a rapariga foi ao supermercado e viu o seu apaixonado a falar com outra rapariga e ele ficou com “ciúmes”.

Qual é o objectivo? sim, ficou com ciúmes, e? Pelos vistos, ter ciúmes é algo que não deve acontecer, logo, usam-se as aspas.

Mais um: ele gosta de “curtir” a vida – exemplo numa produção escrita num teste. “curtir” está entre aspas porque a palavra sem aspas não seria adequada ao que se deve usar num teste, logo, não usem a palavra.

Mais um: o autor era “perspicaz” – exemplo de alguém que não sabe o significado da palavra e colocando as aspas fica salvaguardado, porque assim, se não for exactamente essa a palavra, não há mal porque pelos vistos usam-se aspas quando achamos que é mais ou menos o que queremos…

A sério??? E estudarem uma horita – ir para o centro de estudos brincar com os amigos não conta como estudar – quando saem da escola para tentarem perceber o que vos é transmitido? E o pior, é que este péssimo hábito já está a passar para outras gerações – mais velhas – que acabam por frequentar a internet e são contaminadas com este vírus.

Não, eu não peço que sejam perfeitos, mas tanta gente maldiz o acordo ortográfico e no fundo nem com, nem sem acordo sabem regras básicas…

Anúncios

4 thoughts on “Aspas desnecessárias

  1. Que bom conhecer a “Maria Radiante”…assim quando nao souber pergunto,mas como nao sei nada que fazer?jinhos

    Gostar

  2. E as pessoas que ao conversar levantam os dedinhos e fazem as aspas no ar? Hã? Esses é que te devem fazer revirar os olhinhos!!! 😀

    Gostar

Sejam radiantes! Façam um comentário!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s